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Comece já a largar a falta de horários das férias e a implementar novamente e de forma gradual a rotina de sono das crianças no regresso às aulas.

Deixar a falta de rotina típica das férias e começar a implementar os hábitos do dia-a-dia ainda antes do regresso à aulas é fundamental para o bem-estar dos seus filhos e de toda a família.

A retoma da rotina do sono no regresso às aulas é exigente para as famílias. Os mais pequenos estão ansiosos por rever os amigos, ao mesmo tempo que mantêm o desejo de prolongar as brincadeiras das férias.

A rotina deve ser respeitadora do ritmo de cada criança e, ao mesmo tempo, deve proporcionar bem-estar e aprendizagens. Deve promover o desenvolvimento de competências sociais, a curiosidade e o desejo de aprender, a criatividade, e a ligação ao mundo.

Dicas para uma boa adaptação à rotina do regresso às aulas

Antecipar a rotina do regresso às aulas

Iniciar o processo de adaptação à rotina do sono das crianças do regresso às aulas antes que esse regresso aconteça efetivamente. Por exemplo, horários e rotinas novos podem começar uma semana antes de voltar à escola.

Definir horas para deitar e acordar

Uma boa noite de sono é importante para que as crianças cresçam com saúde e desenvolvam ao máximo as suas capacidades cognitivas. Chegou a hora de abandonar os horários alargados das férias e dar início às novas rotinas.

Faça-o gradualmente, ou seja, deite os seus filhos 15 minutos mais cedo a cada dia e de manhã acorde-os também mais cedo. Mesmo aos fins de semana, mantenha a mesma rotina, especialmente no fim de semana antes do regresso às aulas.

Tentar cumprir com as horas de sono necessárias

As famosas 8 a 10 horas de sono são já quase uma obrigatoriedade em qualquer discussão sobre este tema. Mas de facto, as necessidades das crianças variam de acordo com a idade em que se encontram: quanto mais novas, mais horas devem dormir. Crianças em idade pré-escolar devem dormir entre 10 a 13 horas por noite, crianças no ensino básico (6 a 13) 9 a 11 e para adolescentes no ensino secundário é que as 8 a 10 horas se aplicam.

Limitar o uso computador e telemóvel

O uso de tecnologia, sobretudo por causa das luzes brilhantes do ecrã vai manter o cérebro desperto durante muito mais tempo. Adormecer vai ser muito mais difícil. Convém desligar desse mundo pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

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