fbpx

Carrinho

O Dia Mundial do Sonho comemora-se a 25 de setembro. Este Dia do Sonho, conhecido globalmente como “World Dream Day”, foi criado por um instrutor na Universidade de Columbia em 2002 com o objetivo de refletirmos nos nossos sonhos e em como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver.

Neste dia as pessoas são incentivadas a partilharem ideias, sonhos e recursos, formando sinergias que permitem efetivamente a realização de objetivos e de sonhos comuns, contribuindo para a melhoria da comunidade mundial.

Segundo a psicologia, os sonhos que nós temos enquanto dormimos revelam muito dos nossos anseios e medos que muitas vezes ficam bloqueados no inconsciente.

Já no misticismo, sonhos podem ter uma simbologia própria e até trazerem mensagens e premonições. O Dia Mundial do Sonho foi uma data criada para chamar a atenção para os nossos sonhos: seja para entender as mensagens do nosso inconsciente, seja a alcançar os nossos objetivos.

Durante 45 a 90 minutos do período em que dormimos, o nosso cérebro entra em modo sonho… embora nem sempre nos lembremos do conteúdo do que sonhámos.

Por que sonhamos?

Sonhar é uma das coisas mais estranhas que fazemos e continuamos a tentar perceber porque é que a nossa mente é tão ativa quando estamos a dormir. Finalmente, uma nova investigação defende ter evidências sobre o que é, afinal, isto de “sonhar” – e provavelmente não vai surpreender ninguém.

De acordo com a equipa da Swansea University Sleep Lab, no Reino Unido, sonhar realmente ajuda-nos a processar as memórias e emoções que experienciamos quando estamos acordados, escreve o Science Alert.

A hipótese de que sonhar está, de facto, relacionado com a nossa vida enquanto estamos acordados já tinha sido sugerida, no século XX, pelo neurologista Sigmund Freud, num fenómeno a que chamou “resíduos diurnos”.

Muitas outras pesquisas já estudaram esta ligação mas a verdade é que os sonhos são algo difícil de estudar, uma vez que acontecem inteiramente na mente de uma pessoa que, naquele momento, está incapacitada de comunicar.

Os cientistas não têm as ferramentas necessárias para observá-los diretamente – pelo menos para já – em vez disso, têm de confiar nas memórias que cada pessoa tem dos seus sonhos e, como todos sabemos, nem sempre é fácil fazê-lo.

Os temas mais comuns com que sonhamos e o respetivo significado.

Ser perseguida

Este é um dos sonhos mais comuns. A ansiedade que sentimos é tão intensa que se torna fácil recordarmos o conteúdo do sonho. A razão mais comum para sonharmos com perseguições não tem tanto a ver com o que nos persegue mas mais do que fugimos na vida real. Sonhos com perseguições ajudam-nos a entender que talvez não estejamos a dar a atenção devida a um problema do mundo real.

Água

A água representa as emoções do nosso inconsciente. A qualidade da água (turva ou límpida, calma ou agitada), fornece detalhes sobre a forma como estamos a lidar com as nossas emoções.

Veículos

Quer seja um carro, um avião, um comboio ou um navio, os veículos que surgem nos sonhos podem refletir a direção que sentimos que a nossa vida está a tomar e o controlo que temos sobre esse caminho. Os meios de transporte podem dar-nos o poder de fazer um transição. Podem também enaltecer os obstáculos que achamos que temos e que precisamos de ultrapassar.

Pessoas

Ver outras pessoas nos sonhos reflete vários aspectos do nosso ‘eu’. Podem estar relacionadas com características que precisamos de desenvolver. Sonhar com pessoas específicas tem a ver com relações que já existem ou determinados problemas de conexão interpessoal que precisamos de trabalhar.

Estar paralisada

Quando estamos a sonhar, o nosso corpo está num estado de paralisia que nos impede de executar as ações que estamos a fazer nos sonhos. Sonhar que estamos paralisados significa uma sobreposição entre a fase REM do sono e a fase do sonho. Pode também significar que sentimos falta de controlo na nossa vida.

Cair

Nem todos os sonhos em que caímos são assustadores ou negativos. Algumas pessoas que sonham que estão a cair dizem que sentem uma queda lenta, uma sensação de serenidade e desprendimento. Muitas vezes, cair sem controlo de um sítio alto significa que algo na nossa vida está completamente fora de controlo.

Leave a Reply

Precisa de Ajuda?