Skip to main content

Com a chegada do frio, torna-se imperativo encontrar soluções para aquecer a casa e garantir o conforto de toda a família. Saiba como fazê-lo, mas a poupar energia elétrica.

Algumas casas sofrem com problemas de isolamento, obrigando a que se utilizem outras fontes de calor para a manter aquecida. O problema é que nem sempre sabemos tirar o maior partido dessas fontes de calor e até da própria casa. Por isso, reunimos algumas dicas práticas e económicas para se manter quentinho em casa neste Inverno.

Use as janelas, deixe entrar o sol

Deixe o sol entrar pela casa adentro. A luz solar vai aquecer a sua casa e não vai cobrar nada por isso. Quando os raios do sol incidirem sobre algum compartimento da casa, aproveite-o ao máximo. E quando estiver escuro, feche as persianas e as cortinas novamente. Desta forma, está a criar uma camada de isolamento, evitando que o ar quente que se infiltrou em casa saia, e impede que o ar frio entre. Pode optar também por colocar umas persianas próprias para isolamento.

Isole bem o calor

Ter os canos de água quente e os canos dos radiadores bem isolados, especialmente em zonas da casa onde não costuma estar gente, vai ajudá-lo a evitar perdas de calor desnecessárias. Pode, por exemplo, revestí-los com fita-cola para os isolar. Além disso, manter as portas fechadas dos sítios que não vão ser utilizados, ajuda também a que o calor não se dissipe para essas partes. Se tiver chaminé, deve também certificar-se que esta está bem fechada, pois pode sugar o calor da casa.

Invista em bons edredons e mantas

O aquecimento é fundamental e o isolamento é ótimo, mas às vezes tudo o que queremos é ficar aninhados no sofá com um bom edredon. É melhor e mais aconchegante do que o aquecimento artificial e, se puder fazer isso, talvez possa diminuir o termostato um ou dois graus (o que se traduz em economias surpreendentes ao longo de um ano inteiro). Temos algumas sugestões para si.

Tenha atenção à decoração

Colocar os móveis encostados às paredes externas da casa, pode ser uma boa solução para mantê-la quente. Contudo, os móveis de uso mais frequente como a cama e o sofá, devem ficar mais perto das divisões internas, pois estas absorvem mais calor. Em relação ao sofá, poderá estar a usá-lo muito próximo do radiador ou de outra fonte de calor. Ainda que saiba bem estar sentado perto do quentinho, isso pode estar a “roubar” calor que podia ser distribuído por todo o compartimento. Ao afastar o sofá das fontes de calor, está a permitir que o ar quente circule livremente por toda a parte.

Conheça as nossas campanhas de aniversário

Leave a Reply

Open chat
Precisa de Ajuda?
Pedro Barroca
Olá!
Como posso ajudar?